Dia do Vizinho 2025 é marcado por sol, música e brincadeiras em Santa Maria

Dia do Vizinho 2025 é marcado por sol, música e brincadeiras em Santa Maria

Foto: Vanessa Rizzi



Santa Maria celebrou mais uma edição do Dia do Vizinho em 2025. O evento, que ocorreu neste domingo (17), movimentou mais de 40 ruas da cidade. Implementada pela prefeitura de Santa Maria em 1989, a festividade tem como principais objetivos celebrar a amizade, a integração e o espírito comunitário entre vizinhos. E foi assim durante 25 anos consecutivos com o apoio do jornal A Razão. Após um período sem ser realizado, o Dia do Vizinho foi retomado em 2023 pelo Grupo Diário.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As programações especiais repletas de brincadeiras, músicas, confraternizações entre diversas gerações foram acompanhadas por equipes do Grupo Diário, com transmissão ao vivo pela Rádio CDN 93.5 FM e redes sociais do Diário.

Na Rua Euclides de Aquino, no Bairro Passo das Tropas, as atividades começaram por volta das 6h30min, com um café da manhã coletivo e roda de chimarrão. Segundo a dona de casa, Rosane Dornelles, 64 anos, o evento é celebrado pelos moradores há quase 30 anos, mesmo com o hiato.

Para nós, é muito importante, porque nos reunimos, damos risadas e brincamos. É muito bom – afirma ela, enquanto auxiliava no preparo do almoço para 80 pessoas.

No mesmo bairro, na Rua Augusto Kunz, o evento foi comemorado no estacionamento de um grande pavilhão. Com a ajuda das irmãs, a festividade foi organizada pela diarista Marilene Medianeira Soares, 57 anos, e teve até bolo personalizado.

 – Meio-dia, teremos almoço e cada um trouxe um pedaço de carne para ajudar. De tarde, teremos café. Enquanto isso, rolam brincadeiras com as crianças. Trouxemos também a Sophia (Santiago, 6 anos), que é nosso braço de ouro e vai ensinar sobre a competição de Vaca Parada. Para nós, isso é importante, porque trabalhamos o dia todo, chegamos em casa de noite e quase não convivemoscom os vizinhos. Então, estar aqui é bom para conviver – explica. 

Moradores da Rua Augusto Kunz fizeram um bolo personalizado para o Dia do Vizinho Foto: Arianne Lima

Na Região Oeste, a movimentação era grande para o Dia do Vizinho. Na Rua Travessa dos Enfermeiros, no Bairro Nova Santa Marta, a realização de tantas atividades no Dia do Vizinho emocionou o coordenador, o jardineiro José Luzardo Brum, 50.

Sempre torço para que seja um dia muito feliz, de abraços, comemorações, disputas e gincanas. Mas, acima de tudo, um dia dos vizinhos, amigos e parceiros que mobilizam a periferia. Aqui não é diferente – diz.

Na Rua K, no Bairro Juscelino Kubitschek, a festividade possibilitou que os moradores aproveitassem o dia de sol ao máximo, com roda de conversa, churrasco e muito mais. Conforme a professora Noeli Ferreira, 40, esse é o segundo ano que a rua participa do Dia do Vizinho.

 – Hoje, acordamos bem cedo. Por volta das 7h, já começamos a organizar as bandeirinhas, fizemos um café e o almoço. Vamos torcer também pelo Inter-SM – comenta a professora.

No centro da cidade, a Rua Floriano Peixoto foi tomada pela música, solidariedade e a interação entre vizinhos.
O Dia do Vizinho veio em um ótimo momento. Olha esse sol maravilhoso. O pessoal assando carne e conversando. Não tem nada melhor do que isso – afirma a gerente comercial, Janaina Lourega, 46 anos.

Longe do trânsito dos dias normais, a Rua Floriano Peixoto foi tomada pela música e interação entre vizinhos Foto: Grazi Lopes

Premiações

Além de promover momentos de integração, o Dia do Vizinho vai reconhecer o empenho das comunidades participantes nas seguintes categorias: a Rua Mais Solidária (aquela que arrecadar a maior quantidade de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Santa Maria), a Maior Programação (ou seja, a rua com o maior número de atividades realizadas durante o evento, conforme as ações detalhadas no formulário de inscrição) e a Rua Mais Engajada (serão consideradas a melhor decoração e a participação dos moradores).

As ruas vencedoras serão comunicadas diretamente pela organização, e a entrega dos troféus acontecerá ainda em agosto.

Com realização do Grupo Diário, o Dia do Vizinho tem patrocínio âncora de Panifício Mallet, patrocínio de Farinha de Trigo Maria Inês e Rad + Radiologia, além do apoio da prefeitura de Santa Maria e do Grupo Amigo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Previsão do Tempo: clima ameno antecede chuva em Santa Maria Anterior

Previsão do Tempo: clima ameno antecede chuva em Santa Maria

Uma pessoa morre e outras três ficam feridas em acidente em rodovia da região Próximo

Uma pessoa morre e outras três ficam feridas em acidente em rodovia da região

Geral